Os atrasos em viagens se tornaram comuns tanto em voos domésticos quanto em voos internacionais, seja por motivos operacionais ou técnicos, podendo ser por questões climáticas, conexões, excesso de tráfego aéreo, manutenção não programada, ou logística das empresas aéreas.
Diante disso, muitas pessoas passaram a ter problemas ao realizar a sua tão sonhada viagem.
Em um primeiro momento, muitas vezes, os clientes ficam sem saber quais são os seus direitos e o que pode ocasionar caso eles sejam desrespeitados, por esse motivo vamos apontar quais os seus direitos de acordo com o tempo de atraso.
Essa lista tem base na regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), vejamos:
1h ———— comunicação (internet, telefone e outros)
2h ———– alimentação (voucher, lanches e bebidas)
4h ———- acomodação ou hospedagem e transfer do aeroporto ao local de acomodação
Caso seja descumprido qualquer dos seus direitos listados acima você terá direito ao dano material ( recomposição do seu patrimônio gasto para se manter diante do atraso ) e dano moral ( indenização em relação a violação de danos a sua personalidade).